Guardanapo Árvore De Natal – Dobradura Fácil

Guardanapo Árvore de Natal
3 Dez, 2015

Revisto em 30 Jan, 2016
Equipe,

Prato Dileto

Quer aprender como dobrar um Guardanapo Árvore de Natal? Dobrar guardanapos de tecido dão mais vida à mesa e para além de ser amplamente utilizado no Ocidente, nada mais elegante que uma mesa bem posta para mostrar a importância dos seus convidados.

A técnica de dobrar guardanapos artisticamente surgiu na época Barroca, dobrar guardanapos era uma arte que tornou-se profissão naquele tempo e as dobras eram feitas delicadamente no dia anterior ao banquete, tudo para distinguir o anfitrião e homenagear cada convidado.

Sabia que antigamente as pessoas usavam peles de animais para limpar as mãos e boca antes de existirem guardanapos? E sabia que existe uma suposta teoria de que o inventor do guardanapo seria Leonardo da Vinci, o famoso pintor de A Última Ceia? Leia o artigo até o final e surpreenda-se!

Guardanapo Árvore De Natal | Por




Tempo: Menos de 1 minuto

Dificuldade: Fácil

Materiais Necessários:

  • Guardanapo verde de tecido, tamanho 45 cm x 45 cm;
  • Enfeite de Natal.

Como Dobrar: Guardanapo Botinha de Natal



Assista para ver como dobrar Guardanapo Árvore de Natal.


  1. Dobre o guardanapo ao meio;
  2. A seguir, dobre-o em quatro num formato quadrado;
  3. Vire-o na diagonal;
  4. Dobre as pontas soltas para cima, uma por uma;
  5. A seguir, vire-o para baixo;
  6. Dobre as extremidades da direita e esquerda e deixe o guardanapo em forma triangular;
  7. Vire-o novamente para baixo;
  8. Dobre as pontas para cima, encaixe-as uma em baixo da outra;
  9. Finalize com o enfeite de Natal, coloque-o no meio do guardanapo.

Sabia que por volta do século I, há indícios na história da Roma antiga de que entre as pessoas mais abastadas já existia o hábito de limpar-se com um pano? À casa do anfitrião, os convidados recebiam toalhas para a refeição ou traziam-nas de casa.

Alguns historiadores, atribuem a invenção do guardanapo de tecido a Leonardo da Vinci. O motivo principal seria um misterioso compêndio de receitas mirabolantes e esboços que vão desde eletrodomésticos a regras de etiqueta à mesa, chamado Codex Romanoff e que fora descoberto em 1980.

Verdade ou mentira à parte…

Não nos podemos esquecer que ele transpirava filosofia, ciência e arte. Considerando o contexto histórico e social da época, vale referir que para além de pintor, engenheiro, inventor, anatomista, músico, arquiteto, escultor, astrónomo e escritor… Ele foi uma pessoa genial!

Este grande artista viveu a época Renascentista, onde as pessoas buscavam respostas para questões do quotidiano e sobretudo o rompimento das tradições medievais. Da preocupação com a forma, simetria, harmonia e equilíbrio, nasce então a cultura que impõe padrões estéticos a serem seguidos.

Em A Última Ceia, essa preocupação pode ser percebida nos elementos presentes em sua obra. Os pães foram pintados em primeiro plano na mesa com um distanciamento regular entre si e as taças de vinho foram pintadas à esquerda de cada prato.

Conte-nos tudo! Que forma de guardanapo gostaria de ver aqui? Deixa-nos uma sugestão nos comentários. 😃

Até o próximo tutorial!




One thought on “Guardanapo Árvore De Natal – Dobradura Fácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *