O Sentido dos Sentidos

o sentido dos sentidos
Já alguma vez parou para pensar sobre o sentido dos sentidos? Sabia que sabor e saber são palavras derivadas de um mesmo radical latino? O verbo sapere “saber” que significa ‘ter gosto’, ‘sentir gosto’, ‘compreender’, ‘saber’, surgiu da palavra sapore “sabor” que significa ‘saber internamente’. O sabor pode estar presente na busca pelo saber, mas é a degustação do conhecimento que desperta emoções, imaginação, criatividade e a fome de querer aprender mais.

A relação entre o homem e os alimentos acompanha a história da humanidade e faz parte de cada etapa da existência humana. Hoje, não comemos somente para sobreviver, a alimentação para além da necessidade biológica é um complexo sistema de significados sociais, estéticos, políticos, religiosos, entre outros significados que fazem parte da nossa identidade.

O paladar é o sentido social por excelência e o único dos cinco sentidos de que podemos desfrutar publicamente, o que se come é tão importante quanto como, onde, quando e com quem se come. É no ambiente familiar que se adquirem os hábitos alimentares e embora o comportamento alimentar seja sobrecarregado de ideias que se materializam em costumes, são as boas experiências que mudam a maneira como percebemos os alimentos.

Conscientes de que esta tarefa se torna particularmente árdua para quem tem pouco tempo ou ideias, o blogue Prato Dileto pretende publicar diariamente informações relevantes sobre a gastronomia, sugerir receitas rápidas, saborosas e diversificadas, desmitificar curiosidades, ensinar truques de cozinha, formas e técnicas de consumo, apresentar tutoriais com dicas de decoração.

Evidenciar apenas os aspectos positivos através de resenhas e tudo que possa transportar alegria à mesa dos nossos leitores e ficaremos igualmente felizes se os assuntos aqui abordados suscitarem o interesse do nosso público, pelo que estaremos sempre disponíveis para esclarecer eventuais dúvidas que poderão surgir.

Queremos muito a sua opinião, participe! Conte para nós o que gostaria de ver aqui e o que podemos fazer para deixar este espaço cada vez melhor. Faça parte desta comunidade e, claro, compartilhe tudo com os seus amigos. Todos serão sempre muito bem-vindos por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *