Suco Rosa Super Nutritivo – Receita Fácil e Rápida

SUCO ROSA
Torce o nariz sempre que ouve alguém falar em suco/sumo de frutas com hortaliças? Sabe da importância desses alimentos na alimentação diária, mas faltam-lhe ideias para consumi-los mais vezes? Definitivamente, essa receita de suco rosa é para si!

Estamos a 19 de Outubro, dia e mês em que se comemora mundialmente a campanha “Outubro Rosa” de consciencialização para a prevenção do câncer de mama (tipo muito comum). Uma doença que faz os números crescerem desde 2008 e segundo a OMS, prevê-se que o número de casos de câncer a nível global suba para mais de 19 milhões/ano até 2025.

Sabia que alguns alimentos como as frutas e hortaliças, possuem quantidades generosas de antioxidantes que contribuem para a proteção do organismo contra os danos causados pelo estresse oxidativo? O consumo regular destes, pode prevenir muitas doenças degenerativas como o câncer em geral. Leia o artigo até o final e descubra quais são as propriedades quimiopreventivas de cada ingrediente utilizado nesta receita.

Receita Outubro Rosa – Suco Rosa Super Nutritivo

RECEITA SUCO ROSA

Rendimento: Para 2 Pessoas

Tempo de Preparo: Menos de 5 minutos

Ingredientes

  • 5 morangos;
  • 140 g de uvas vermelhas ou roxas com grainhas/sementes;
  • 2 colheres de sopa de mel de Manuka (pode substituir por um de boa qualidade);
  • 1 fatia pequena de coco fresco, cortada em cubos (aprox. 70 g);
  • 50 g de beterraba, cozida a vapor e cortada em cubos;
  • 200 ml de água fresca.

Modo de Preparo: Bebida Suco Rosa



Assista para ver como preparamos esse Suco Rosa especial.


Liquidifique todos os ingredientes, pulse três ou quatro vezes é o suficiente.

Dicas: Se tiver possibilidades, utilize ingredientes orgânicos e dê preferência ao processo de prensagem a frio para manter todas as enzimas intactas e não oxidar (degradar) as frutas e hortaliças.

Sabia que os vegetais com coloração azul, roxa e vermelha, possuem compostos que os protegem contra os raios UV do sol? São os flavonóides antocianinas, poderosos antioxidantes que também podemos tirar partido se consumirmos diariamente. Aumentam a fotoproteção da pele, previnem o envelhecimento celular, a formação de tumores e alguns estudos apontam ainda para a prevenção dos problemas de memória.

Já ouviu falar em resveratrol? Um dos mais conhecidos compostos bioativos presentes na pele e sementes das uvas escuras, foi o primeiro poli-fenol a ser descoberto. A sua principal propriedade é a redução do processo de oxidação do mau colesterol no sangue e portanto, está associado à menores taxas de doenças cardiovasculares. Para além de resveratrol, tanto as uvas quanto as beterrabas e morangos possuem quercetina, um flavonóide que também oferece proteção contra o estresse oxidativo e pode desempenhar um potente papel anti-tumores.

Esses três vegetais além de muito ricos em antocianinas e quercetina, apresentam elevados teores de ácido elágico – um poli-fenol que exibe funções anti-inflamatórias, anti-mutagénicas, anticancerígenas e alguns estudos sugerem ainda que têm propriedades inibidoras da replicação do vírus HIV.

O mel, para além de atividade anti-microbiana, também possui propriedades antioxidantes semelhante à de muitas frutas e legumes tais como, os polifenóis e os flavonóides. No entanto, vale referir que as propriedades do mel variam de acordo com a fonte floral. Alguns compostos já identificados no mel são: ácido cinâmico, cafeico, ferúlico e cumárico, a quercetina, a crisina e o canferol.

E o coco? É rico em selênio e zinco que fazem dele um poderoso antioxidante, propriedades que também contribuem para a proteção das células contra os radicais livres e ajudam na manutenção do sistema imunológico.

Veja também: Vitamina de Iogurte e Fruta

Acompanhe todas as vídeos receitas de bebidas através da nossa “Lista de Reprodução”.

Um brinde à saúde!
“Tim-tim”.

One thought on “Suco Rosa Super Nutritivo – Receita Fácil e Rápida

  1. Eu tenho certeza que gosto do sabor deste suco, mesmo sem ter provado.
    Os ingredientes são deliciosos e lindos, além da cor.
    Gostei muito da explicação, simples e objetiva.
    Um beijo e uma ótima semana s2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *