Salada Mediterrânea – Receita Saudável

salada mediterrânea
Alguns ingredientes podem sabotar a sua alimentação diária mas não se preocupe, a nossa receita de Salada Mediterrânea é para comer sem culpa! Quem disse que comida saudável tem que ter gosto ruim? Essa pasta fria tem sabor de quero mais, preserva todos os saberes e valoriza os ingredientes com inaudita sabedoria.

Sabia que a dieta mediterrânea está associada a menores taxas de mortalidade? Estudos científicos sugerem que o padrão alimentar mediterrâneo, contribui para uma maior longevidade e ajuda na prevenção de doenças neuro-degenerativas, cardiovasculares, arteriais, diabetes tipo 2 e câncer.

Receita Saudável – Salada Mediterrânea

salada mediterrânea

Rendimento: Para 4 Pessoas

Tempo de Preparo: Menos de 30 minutos

Ingredientes

  • 400 g de fusilli tricolor cru, (Aprox. 800 g cozido);
  • 200 g de queijo feta cortado em cubos, (queijo grego);
  • 200 g de tomates-cereja (tomate cherry);
  • 100 g de azeitonas pretas , sem caroços;
  • 150 g de cogumelos frescos;
  • Sumo/suco de 1 limão;
  • 150 ml de azeite extra virgem;
  • 1 cebola roxa, tamanho médio;
  • Folhas de manjericão fresco, a gosto;
  • 100 g de croûtons de alho;
  • 2,5 g de pimenta-preta, moída na hora;
  • 2 g de sal marinho (grosso).

Modo de Preparo: Salada Mediterrânea Saudável



Assista para ver como preparamos essa saborosa Salada Mediterrânea.


  1. Cozinhe a massa em água sem sal e óleo, reserve e deixe esfriar completamente;
  2. Em um recipiente anti-aderente, salteie os cogumelos em fogo baixo até que a água seque. Desligue e deixe esfriar completamente;
  3. Em uma taça, adicione o sumo de limão, sal, pimenta e incorpore o azeite lentamente sem deixar de bater com o fouet (aquela vara de arames);
  4. A seguir, coloque a massa fria em uma saladeira funda;
  5. Adicione os restantes ingredientes, excepto os croûtons;
  6. Misture e tempere com o molho de azeite;
  7. Acrescente os croûtons, misture e sirva imediatamente.

O ponto ideal para essa massa é cozinhá-la al dente, ela fica com uma leve resistência à mordida. Porquê? Ajuda que a digestão fique mais lenta, provoca um gasto extra de energia e isso é bom? É bom e ainda ajuda a não elevar a carga glicémica que provoca a subida excessiva de insulina no sangue. E as massas coloridas? Elas possuem vegetais em sua composição, mas de maneira alguma devem substituir o consumo de verduras e hortaliças.

E por falar em massas, sabia que segundo pesquisas do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia de Ciências de Pequim, há dez anos atrás descobriu-se um fio cilíndrico de milheto (um cereal), espesso em diâmetro e com cerca de meio metro de comprimento?

Foi durante umas escavações em Haidong (China), ele estava dentro de um recipiente soterrado sob diversas camadas de argila. Essa descoberta sugere que esse fio seria o precursor do itrjia / spaghetti que foi levado pelos árabes para a Itália, durante a conquista árabe da Sicília no Séc. IX a.C..

Mas adivinha quem foram os primeiros a fabricar pastifícios artesanais a grande escala? Eles mesmos, os italianos e graças a La Cucina Del Bel Paese, saborosos pratos de massa se difundiram pelo mundo afora. Falar sobre massas é dar pano para manga, num próximo artigo abordaremos mais sobre o assunto. 😃

Se gostou desse prato, também recomendamos a “Receita Pâté Mediterrâneo”.

Conte-nos tudo! Quando ouve falar na culinária mediterrânea, quais pratos vem à cabeça?

Junte-se a nós, inscreva-se no nosso “Canal de vídeos culinários”.

Cozinhar é uma ciência. Até a próxima!

4 thoughts on “Salada Mediterrânea – Receita Saudável

  1. Este vídeo ficou incrível! Absolutamente em tudo! A paradinha da música para ouvir o barulhinho do fouet foi perfeita, amei!
    Dieta mediterrânea me arrebata, você bem sabe. Saúde sim, alegria sim, afinal, quando se tem uma boa digestão, o humor agradece.
    O que me vem a cabeça quando ouço falar na culinária mediterrânea são os legumes assados ou grelhados, salteados no azeite ou cozidos sempre respeitando o ponto al dente. Também nos peixes e frutos do mar, nas pastas combinadas com legumes, na pasta alla norma por exemplo, não posso esquecer das deliciosas azeitonas negras e do aliche ou anchova, que eu tanto amo.
    Um beijo querida s2

  2. Hello very nice site!! Guy .. Beautiful .. Amazing .. I will bookmark your blog and take the feeds also…I’m satisfied to find so many useful information here within the post, we want work out extra strategies on this regard, thank you for sharing.

  3. Quality content is the important to attract the people to pay a visit the web page, that’s what this web page is providing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *