Restaurante – A origem onde tudo começou

restaurante
restaurante

Restaurante e a sua origem? Os primeiros (Gabareis, Tabernas e Vendas de Vinho), surgiram com o aparecimento da Hotelaria (Estalagens), em meados do século XVI.

Os Gabareis serviam apenas comidas e bebidas, mas a venda de bebidas para fora era proibida. Já as Tabernas e Vendas de Vinho, vendiam bebida para fora mas não serviam comidas e bebidas pois a entrada de pessoas no estabelecimento estava vedada.

Designed by Freepik

O primeiro estabelecimento a servir comidas e bebidas sem oferecer acomodação, foi inaugurado apenas em 1765 e localizava-se na Rue des Poulies em Paris. Era dirigido por Boulanger, que vendia sopas as quais considerava óptimas para a restauração das forças.

Na entrada, era colocado um cartaz com a seguinte frase em latim:

“Venite ad me omnes qui stomacho laboraüs et ego restaurabo vos”.

Que traduzido significa: “Venham a mim homens de estômago roncando, que eu os restaurarei”.

E assim das sopas restaurantes nasceu o termo “Restaurante”, para designar o estabelecimento que vende e serve comidas e bebidas. Segue-se a definição antiga de Restaurante:

Restaurant: comida ou remédio que tem o poder de restaurar as forças perdidas a um indivíduo adoentado ou cansado. Consommé e extracto de de perdiz são restaurants excelentes. Vinho, aguardente e cordiais são todos bons restaurants para queles cujas forças se encontram debilitadas. Alguns restaurants são destilados a partir dos sucos de carnes leves e ricas em sabor, combinados com pão branco mole, águas e pós estimulantes, conservas, electuários e outros ingredientes bons e cheirosos. A geleia de carne é uma especie de restaurant, mas é mais nutritiva e de consistência mais firma do que um restaurant, que é líquido.

FURETIÈRE, Dictionnaire Universel (1708)

Paris foi a pioneira dos Restaurantes em 1798, os restaurantes parisienses não chegavam a 100, em 1795 passavam de 500, a pleno Império em 1800, havia mais de 2000 restaurantes de todas as categorias e preços.

Desde então, a cidade francesa converteu-se na capital do mundo gastronómico e é reconhecida mundialmente pela sua excelência.

Se gostou desse artigo, inscreva-se no nosso “feed de notícias” e acompanhe tudo em primeira mão todos os nossos artigos sobre restaurantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *