Bacalhau Conventual – Receita Portuguesa

bacalhau conventual
Durante cerca de 300 anos os viquingues ou vikings, viajaram, conquistaram e colonizaram vários pontos da Europa. Ao contrário do que se pensa os vikings não eram um povo em específico, eram nórdicos que se dedicavam à atividade marítima — à pirataria, ao comércio ou a um misto dos dois. Ou seja, uma parte da sociedade nórdica.

Sabia que no século IX, eles utilizavam o bacalhau na alimentação, secando-o nas rochas até que perdesse parte do seu peso e endurecesse?

Embora a produção de sal por evaporação da água do mar e extracção remontam a períodos pré-históricos, naquela época ainda não se conhecia o processo de salga para uma melhor conservação do bacalhau. Só veio a ser descoberto no ano 1000 d.C, pelos bascos que habitavam o norte da Espanha e sudoeste da França.

Portugal com a sua extensa orla marítima exposta a ventos fortes e temperaturas elevadas durante uma parte do ano, esteve desde sempre predisposto a ser um país produtor de sal e despertou o interesse desses comerciantes que traziam consigo bacalhau curado, salgado e seco em troca do que era considerado o melhor sal que se adequava aos métodos de conserva usados no norte da Europa.

Mas esse belíssimo país não fica só pelo património natural, o receituário conventual também constitui um dos mais ricos exemplos do património gastronómico português. Se aprecia texturas cremosas com sabores característicos, que tal provar o prato Bacalhau Conventual? Anote os ingredientes e o modo de preparo. Bora!

Bacalhau Conventual – Receita Portuguesa

ovo de páscoa de colher

Rendimento: Para 4 Pessoas

Tempo de Preparo: Menos de 60 minutos

Ingredientes

  • 460 g de bacalhau, demolhado por 48 horas em água fria dentro do refrigerador (trocar a água várias vezes ao dia);
  • 600 g de batatas, cortadas aos cubos;
  • 40 ml de azeite virgem;
  • 235 g de cebolas, cortadas às rodelas;
  • 10 g de alho, picadinho;
  • 450 ml de molho Béchamel, de compra ou caseiro. Veja a nossa “Receita”
  • 190 g de natas, (creme de leite no Brasil);
  • Sal, a gosto;
  • Pimenta-preta, a gosto;
  • 50 g de pão ralado, (farinha de rosca no Brasil).

Modo de Preparo: Bacalhau Conventual – Receita Portuguesa



Assista para ver como se prepara facilmente Bacalhau Conventual.


Acompanhe todas as vídeos receitas portuguesas através da nossa Lista de Reprodução RECEITAS PORTUGUESAS

Veja mais ideias:
Salada de Bacalhau
Bacalhau Espiritual
Bacalhau à Gomes de Sá

  1. Numa panela leve a ferver um litro de água sem sal e coza as postas de bacalhau previamente demolhadas. A seguir, limpe-as de peles e espinhas, desfie e reserve;
  2. Com a metade do azeite, frite os cubos de batatas numa frigideira antiaderente até que fiquem macias e douradas. Reserve;
  3. Entretanto noutra panela com o restante do azeite, aloure levemente as rodelas de cebolas e o alho picadinho;
  4. A seguir, junte o bacalhau desfiado e o molho Béchamel;
  5. Acrescente as natas e desligue o lume (fogo);
  6. Adicione um bocadinho de sal e pimenta-preta a gosto, misture tudo;
  7. Numa travessa de ir ao forno, faça uma camada de batatas e a seguir, uma camada do preparado de bacalhau. Siga esta ordem até terminar, a última camada deverá ser de bacalhau;
  8. Polvilhe com o pão ralado ou farinha de rosca;
  9. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 20 minutos ou até alourar.

Se gostou desse artigo, inscreva-se no nosso Feed de Notícias e acompanhe todas as nossas publicações em primeiríssima mão. Em breve mais e mais receitas portuguesas, super, híper, mega fáceis, rápidas, econômicas e muito gostosas para facilitar o seu dia a dia!

Quer ser avisado com antecedência sempre que publicamos um novo vídeo? É só inscrever-se em nosso canal no YouTube “Prato Dileto”.

Quais são as receitas com bacalhau é que gostaria de ver publicadas aqui? Adoraríamos saber a sua sugestão, deixa-nos um recadinho logo a baixo nos comentários.

Até a próxima receita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *